Últimas Notícias
Home / BLOG / Embalagens, uma estratégia à parte

Embalagens, uma estratégia à parte

Com a crescente dificuldade em se  encontrar espaço nos pontos-de-venda, uma das formas mais simples e baratas de impactar o consumidor é utilizar a própria embalagem como forma de comunicação. Nesse sentido, podemos tirar aprendizado de diversas categorias de produtos. Por exemplo,  as bebidas gasosas e as águas. Basta falarmos das embalagens Pack, que, antigamente, eram utilizadas apenas por serem práticas, para o consumidor levar os produtos em grupos para sua casa. Agora, assumindo uma nova função, começam a dar um show de cores e comunicação no ponto-de-venda. Vemos a Coca-Cola embalar coloridamente seus refrigerantes e as águas disputarem espaço comunicando adequadamente os diferenciais de suas marcas.

sim_terra_embalagem
Observem o formato “Frigo Pack” da Coca-Cola, direto para a geladeira

Cada segmento enfoca em um uso específico, porém a praticidade e atratividade são características comuns a todos eles. Por exemplo, se falamos de queijos e frios, as embalagens são desenvolvidas para que cada vez menos o consumidor precise manusear os produtos e  colocá-los em um tupperware. Neste caso, são produzidas embalagens para refil em potes encaixáveis, tampas e etiquetas de fechamento autocolantes. Esse tipo de embalagem já é utilizada na Europa há alguns anos, mas o custo deve ser proibitivo pois até hoje não chegaram ao mercado nacional.
Indo de encontro ao movimento Bio, muitas embalagens começam a trabalhar novos designs e formatos para fazer parte do cotidiano ecologicamente correto dos consumidores, de modo a serem reaproveitadas em 100% para reciclagem.

Até mesmo as embalagens que são descartadas após o uso procuram se adaptar, colaborando para reduzir o impacto ambiental do descarte. Nesse sentido, encontramos boas  surpresas na Suíça, pois mesmo que o segmento alimentício não esteja tão direcionado aos produtos Bio, como vemos em Paris e na Alemanha, o direcionamento dos produtos para reciclagem está bem mais avançado.

Por exemplo, iogurtes vêm em embalagens de plástico, mas com o rótulo em papel facilmente retirável, como vemos nas fotos. Desta forma podem ser separados na hora da reciclagem.


Embalagem prática, facilitando a coleta seletiva

Voltando à questão do espaço no PDV, pode-se destacar o uso de demarcadores e delimitadores dentro da própria gôndola como uma maneira de ganhar espaço. Dessa forma simples, um produto mantém  seu local de exposição, comunica melhor sua marca e evidencia a necessidade de reposição de seus  produtos no PDV. É uma ótima maneira de trabalhar a exposição de produtos dentro de seu local de compra.  Nesse sentido, a categoria de salgadinhos trabalha muito bem, assim como as marcas próprias, que aproveitam para se destacar das marcas tradicionais e elevar as vendas.

sim_terra_embalagem3

x

Check Also

Mudança de paradigma nas lojas de material de construção: da era das compras para a era das vendas

Atualmente, em qualquer segmento, para se diferenciar, é necessário propor ...

Entrevista no Clube do Trade – 19/01/2017

No dia 19/01 Simone Terra fará uma entrevista no Clube ...

A experiência do percurso da compra do shopper

As estratégias de Shopper Marketing tornaram-se primordiais para as empresas, ...