Últimas Notícias
Home / BLOG / No varejo, conceito gera paixão

No varejo, conceito gera paixão

A Nature & Découvertes foi fundada em 1990 na França, por François Lemarchand, e hoje possui 85 lojas espalhadas pela França, Suíça e Bélgica, e movimentou € 183 milhões em 2010.

Foi considerada uma das lojas preferidas dos franceses em pesquisas realizadas recentemente, e visitando-a, não é difícil entender o porquê (inclusive, tornou-se uma de minhas lojas preferidas).

Se a nova missão do varejo é gerar experiência de compra, a Nature & Découvertes é um verdadeiro fun shop, desenvolvendo merchandising sensorial, revelando os sentidos neurofisiológicos e psicofisiológicos através do merchanfeeling. Para isso, além do ambiente e da atmosfera de compra, ela traz produtos exclusivos, que por si só provocam um verdadeiro encantamento no espírito infantil dos adultos, crianças e adolescentes.

Um dos pilares da loja é o equilíbrio entre natureza e o bem estar sem deixar de lado a tecnologia. Na área de camping, por exemplo, além de encontrar barracas e similares, você também pode encontrar um GPS que funciona em qualquer lugar que você esteja, rádios e lanternas que funcionam com energia solar, dentre outros.

Trabalha maravilhosamente os rituais de consumo, tendo sido uma das primeiras a desenvolver o segmento de aromaterapia, que hoje ganhou bastante espaço em suas lojas, com o melhor mix de aparelhos difusores, variedade de óleos essências, livros direcionados e atendimento bem preparado para dar as informações que o consumidor deseja, sem aquele desespero para venderem a qualquer preço. Aliás, o atendimento é bom em qualquer seção ou loja do grupo. Gente informada e simpática, mesmo em Paris! (rs)

Os brinquedos e jogos inteligentes são tipicamente franceses em sua lógica, pois, afinal de contas, papo cabeça é com os franceses não é mesmo? Não é por acaso que o Parc de la Villette foi concebido por eles antes da Eurodisney e representa muito mais sua cultura que este último, pois trata de ensinar os fenômenos físicos e naturais de maneira criativa e lúdica. Vale a pena visitar o Parc de la Villete com e sem crianças em sua próxima ida a Paris.

 

Possui seções para bebês de 0 a 3 anos, crianças de 3 a 8 anos, óleos essenciais e bem estar, joias, aromaterapia, cromoterapia, chás e estilo de vida, jardim, ar livre e caminhadas, relógios e óticos (telescópios, binóculos, microscópios, lunetas etc).

Trabalham também com o ritual do chá, deixando que o consumidor tenha uma experiência ao experimentar os chás antes de comprar dentro da própria loja.

Utilizam muito bem o espaço de seus PDVs, criando universos com produtos relacionados em espaços definidos, como esse canto da lareira que fotografei em minha última ida em Paris em novembro de 2012 (o inverno estava se aproximando!). Havia disponível para compra a lareira, opções de sacos para coleta e apoio de madeiras, artifícios para acender e manusear o fogo, aromas para colocar sobre as brasas e outros objetos que compõe essa categoria de produtos.
A loja é tão encantadora e surpreendente que meu sonho de consumo para 2013 é que ela resolva vir para o Brasil, assim como já vieram, para nossa alegria, Sephora e Pylones.

O segmento de varejo francês sabe como criar conceitos e encantar o consumidor em seus pontos de vendas. Vive la France!

Um super 2013 para vocês, muita saúde, com cada vez mais consumo consciente e qualidade de vida com transformações positivas para todos!

Deixe um comentário

x

Check Also

Curso Modelo Execução em Trade Marketing São Paulo

Objetivos do Curso: Demonstrar como estruturar, planejar e desenvolver modelos ...

Curso Modelo de Execução em Trade Marketing ESPM Rio

Objetivo Demonstrar como estruturar, planejar e desenvolver modelos de execução ...

Curso Modelo de Execução em Trade Marketing – ESPM Rio-13/03/2017

Objetivo do curso Demonstrar como estruturar, planejar e desenvolver modelos ...