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Perfumarias e cosmética natural crescem no país

Hoje falarei um pouco sobre o setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC), no qual tive o prazer de fazer trabalhos incríveis tanto para grandes marcas globais, como para marcas regionais em franca expansão nacional.

Ano passado, o setor teve faturamento de R$ 101,7 bilhões, segundo a ABIHPEC, com um crescimento de dois dígitos (11%) em relação a 2013. Possui um papel cada vez mais fundamental na economia brasileira, já representando quase 2% do PIB, sendo o terceiro maior mercado mundial de cosméticos e produtos ligados à beleza. Se considerarmos apenas produtos para cabelos, já somos o segundo maior mercado no mundo. Impulsionado pelas categorias de condicionadores, colorantes e xampu, que juntos representam 90% do segmento de cabelos, o país faturou R$ 21,2 bilhões em 2014 na categoria hair, também crescendo 11% frente a 2013.

Depois de passar alguns anos rodando perfumarias por todo o Brasil, percebemos uma visível evolução, quantitativa e qualitativa. As perfumarias, que incialmente eram direcionadas aos profissionais de salão de beleza, expandiram seu conceito para consumidores, ou melhor, consumidoras finais. Muitas dessas lojas oferecem cartão fidelidade que premia a shopper com brindes, oferecem ações de compre e aplique, cursos e algumas até inseriram em seus negócios a oferta de serviços em salões de beleza. Neste ponto vale evidenciar que muitas vezes o motivo de criarem os salões é poderem comprar e, consequentemente, vender as marcas profissionais exclusivas para salão.

Mini salão de beleza na Sol Perfumaria, em Icaraí – Niterói/RJ 

Nesse canal, proliferam marcas nacionais, que trabalham com o conceito de cosmética natural, algumas regionalizadas e outras que já estão com uma cobertura nacional e crescem avassaladoramente, deixando as marcas tradicionais e globalizadas perplexas diante de sua agilidade comercial. A força da maioria delas está estruturada em uma ação de sell out que recompensa as promotoras em até R$ 5,00 por embalagem, mas as melhores incentivam com R$ 1,00 por produto vendido.

Em sua maioria, atuam por meio de distribuidores, mas existem exceções, como a paulista Acquaflora, que atua no canal direto. Duas marcas mineiras de cosmética natural que ganharam o mercado e agora possuem alcance nacional são: a Bioextratus, que tem a Fernanda Vasconcellos como garota propaganda; e a Haskell, que tem como garota propaganda a Mariana Rios, e lançou recentemente uma linha de tratamento denominada Cavalo Forte. Com o crescimento obtido pelo lançamento da linha, deixou as marcas concorrentes de “cabelos brancos”, e muitas saíram copiando seu conceito e embalagem na tentativa de frear seu crescimento.

 

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