Olá amigos,
Essa semana falarei um pouco sobre coisas boas, que nos encantam e até motivam a continuar trabalhando na área que estamos inseridos.
Uma delas, não poderia deixar de ser, é a inauguração da Sephora, no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo. Venho falando dela como um conceito inovador de PDV há muitos anos nesse blog, e não poderia deixar por menos essa abertura! Apesar de termos marcas fantásticas no segmento de beleza, como Natura, Contém 1g, Boticário, que é, inclusive, varejo também, dentre outras, a Sephora realmente vende um conceito. É como meu querido ex-patrão Georges Chetochine nomeava como Fórmula. Ela não está, a princípio, concorrendo com ninguém: ela vende uma solução.
A Sephora nacional oferece o o Beauty Studio, espécie de “camarim” onde maquiadores farão serviços – alguns gratuitos, outros pagos -, darão aulas e ajudarão a escolher maquiagens e o Scentsa , que auxiliará as clientes em dúvida a escolher o perfume de acordo com seu gosto, além de oferecer marcas que antes só eram encontradas no exterior.
Atenção, posso ser considerada linguaruda, pois estou falando tudo isso sem ter visitado a loja! Pretendo fazê-lo em, no máximo, 10 dias. Assim que conseguir um tempo, para além de consultora e observadora de mercado, me permitir ser consumidora por algum momento de prazer.
Continuando na sequência de coisas boas, gostaria de ressaltar o poder de distribuição da Nestlé. Quem acompanha meus artigos sabe que não são poucos os elogios que teço à empresa, mas gostaria de falar de uma área específica: a área responsável por colocar as máquinas de Nespresso nos restaurantes, bares, lanchonetes e conveniências. Como tenho feito muito campo ultimamente e tenho estado na estrada, fico agradavelmente surpreendida com a presença das máquinas, inclusive com uma promoção, a “Delícias de Inverno”, que está sendo realizada na Região Sul e Distrito Federal, onde você compra um pote de Nescafé 250g + R$ 25,00 em produtos Nestlé e trocar por uma caneca que vem, inclusive, com uma receita de bolo de caneca escrita em seu interior!
Outra coisa fantástica que andei vendo é o desenvolvimento do mercado em Goiás, sobretudo das presenças de marca, com ativação de PDV e material merchandising no grande e pequeno varejo do estado. O show de exposição fica, não só por conta das marcas locais, mas também com excelentes trabalhos de marcas como Adams, Coca-Cola, Bunge e L’Oréal, que aliás, para fechar a matéria com algo que nos toca o coração, gostaria de elogiar o trabalho da Divisão de Produtos Profissionais desta empresa, que vem fazendo um trabalho incrível de mini distribuidores nas comunidades do Brasil, levando uma oportunidade de trabalho e desenvolvimento de próprio negócio para centenas de pessoas. São iniciativas como essa que transformam a relação público-privada no mercado nacional.
Também não posso deixar de dizer que a Coca-Cola também tem feito um ótimo trabalho de formação de repositores, e espero poder, nestas páginas, contar iniciativas de muitas outras empresas! Se vocês estão fazendo algo que faz a diferença, não deixe de nos mandar, para que possamos contar para todo mundo!
Neste sábado (21/07) darei um curso de férias na ESPM/RJ sobre Trade Marketing e Merchandising, e no próximo sábado (28/07) sobre Antropologia do Consumo em Marketing. Se quiserem debater e conversar um pouco mais, será, como sempre, um prazer!