Objetivos
Demonstrar como estruturar, planejar e desenvolver modelos de execução na área de Trade Marketing, envolvendo desde o pensamento da jornada de compra até a definição do processo de atuação, o desenho dos KPIs e a mensuração para a eficácia da ativação do shopper no ponto de venda.
Desdobrar as habilidades e competências para incrementar as relações com os canais de vendas, distribuição e os consumidores finais (Shopper).
Capacitar os alunos para o exercício prático na modelagem da execução no PDV através das equipes de sell in e sell out, desenvolvendo as capacidades gerenciais, analíticas e processuais necessárias para garantir um modelo exequível e eficaz.
A quem se destina
Profissionais com nível superior (completo ou cursando) que atuem no varejo, indústrias e serviços nas áreas de Gestão de Trade Marketing, Vendas, Marketing, Merchandising, Promoção, Operação de Varejo, Inteligência e Desenvolvimento de Mercado, Compras, Design Estratégico e Criação, empreendedores, profissionais liberais e ex-alunos dos cursos de Marketing, Administração e Publicidade & Propaganda, que estejam interessados em desenvolver competências correlatas à área.
Programa
- A missão estratégica do Trade Marketing para as empresas e marcas.
- O modelo do Shopper Marketing e a Jornada de Compra
- Pré shopping, Shopping e Consumo
- Abrangência e interseção das áreas de Trade e Marketing na elaboração estratégica do Shopper Marketing
- Estratégias de go-to-market
- Planejando a “ida ao mercado”
- Definição dos canais de venda, critérios de escolha
- Canais direto e indireto e novos canais
- Segmentação de canais e clusterização de PDV
- Desenvolvendo canais de venda
- Visão do processo de execução
- Portifólio de produtos por canal
- Modelo de ativação no PDV
- Modelo de execução por canais e segmentos
- Definição de KPI para equipes sell in e sell out com direcionametno Trade
- Planejamento, definição de funções e processos de execução, controle e premiação
- Ferramentas de mensuração e eficácia das ações sell out e sell in para garantir o sucesso da execução.
Requisitos
Ensino médio completo, graduado ou em formação superior.
Professor
Simone Terra
Simone Terra possui mais de 20 anos de experiência nas áreas de trade marketing, gestão comercial, inteligência de varejo, merchandising, comportamento de compra, estudos de shopper e etnografia.
Foi uma das precursoras em consultorias de Trade Marketing após ter introduzido os estudos de shopper no mercado brasileiro. Foi executiva do Instituto George Chetochine – França, onde fez sua especialização em Varejo e Comportamento de Compra.
É formada em Ciências Sociais pela UFF, Pós-Graduada em Pesquisa de Mercado e Marketing Estratégico na França (ADETEM) e Mestranda em Economia Criativa (ESPM Rio), Professora da Pós-Graduação da ESPM/RJ, Sócia Diretora da Sterra Soluções de Mercado e Consultora da Dia Comunicação.
Foi diretora de pesquisa do POPAI Brasil e presidente dos Comitês de Trade e Shopper Marketing da ABA Rio e SP.
Empresas atendidas em seu percurso profissional: 3M, Basf, laboratórios Boehringer Ingelheim, Bompreço, Bosch, Cassino, Casa Show, Castorama, Coca-Cola, Extra, Fnac, Galeries Lafayette, Gerdau, Grandene, L’Oréal (DPGP, DL e DPP), Pão de Açúcar, Ponto Frio, Procter&Gamble, Riachuelo, Senac, Sony, Tim, Unilever, Unimed, laboratórios Wyeth, entre outros.
Duração e local
Carga horária: 12h/a
Datas: 18/07 (segunda-feira) e 21/07 (quinta-feira) das 19h às 22h e dia 23/07 (sábado) de 09h as 17h.
Local: ESPM Rua do Rosário, 111– Centro – Rio de Janeiro
Informações
E-mail: cursos@espm.br Central de Informações: 21-2216-2002