Objetivo do curso
Demonstrar como as influências culturais estão relacionadas com os hábitos de consumo, a relação com as Marcas e o comportamento de compra, evidenciando assim, o processo fundamental para a compreensão do “Ser Total” na elaboração de estratégias de Marketing e Vendas.
Serão ainda abordadas questões sobre estudos etnográficos, a afirmação da identidade, escala de valores, tipologias regionais, tribos urbanas e seus reflexos no tipo de consumo, no percurso da compra e, na navegação do Ponto de Venda
A quem se destina
Esse curso foi desenvolvido para profissionais de Agências, Comunicação, Marketing, Trade Marketing, Pesquisa e Inteligência de Mercado.
Programa
Tendências de consumo na sociedade contemporânea
- Globalização Vs Interiorização
- Fluidez cultural e seu impacto no consumo local
Afirmação da Identidade (Regional, nacional, tribos, clusters, etc)
Construção Social e Estilo de Vida – Reflexo direto no comportamento de compra
Sistema de valores e atributos motivacionais
- Universo simbólico dos consumidores
- Diferença de valores e seu reflexo nos hábitos de consumo e comportamento de compra
Comportamento de Compra – Compreendendo o Shopper o Processo de decisão de compra o Escolha e navegação no PDV o Interação com produtos, marcas e comunicação no PDV
Direcionamento metodológico para obter as respostas desejadas o Necessidades Estratégicas ou táticas
- Direcionando os resultados para os padrões da ação
- Metodologias e Amostra: Etnografia, observação participante, técnicas qualitativas e quantitativas
Estudos de Caso: o Afirmação da Identidade Vs Construção de Marca
Direcionamento estratégico das pesquisas e análise para demandas específicas: o Comunicação, Mídia, Desenvolvimento de Produtos, Shopper e Trade Marketing
Exercício Prático em observação de campo. Cultura e Consumo e Comportamento de Compra direcionado ao Marketing
Requisitos
Ensino superior completo ou cursando último período.
Duração e local
O curso tem carga horária de 16 horas;
Início: 16/3 /2017
Término:25/3 /2017
Dias e horários:
16/3 (quinta-feira) – das 19h às 22h;
21/3 (terça-feira) – das 19h às 22h;
23/3 (quinta-feira) – das 19h às 22h;
25/3 (sábado) – das 8h às 17h (1h de intervalo para almoço);
Local: ESPM Rio – Rua do Rosário, 111 – Centro – RJ (sala a definir);
Mais infomações
E-mail: cursos@espm.br
Central de Informações: 21-2216-2002