Curso Exposições Interativas e Tecnologias para Museus no Século XXI
Duração e local
- O curso tem carga horária de 27 horas, com encontros quinzenais;
- Início: 22 de setembro de 2017
- Término: 21 de outubro de 2017
- Dias e horários: Aulas de 15 em 15 dias
- Sextas, das 19h às 22h / Sábados, das 09h às 15h
- Dias de aulas:
- 22 e 23 de setembro
- 06 e 07 de outubro
- 20 e 21 de outubro
- Local: ESPM Rio – Rua do Rosário, 111 – Centro – RJ
Interessados, favor enviar um e-mail para atendimento@sterra.com.br, que incluiremos seu nome na lista de espera e avisaremos assim que as inscrições forem abertas.
Objetivo do curso
Através dos espaços e narrativas de estímulos às experiências, o museu e as exposições interativas tornaram-se uma poderosa ferramenta de relacionamento e construção de imagem para marcas e instituições dos setores públicos e privados. A estratégia de mediação das exposições interativas propõe inovação em seus modos de comunicação e exibição, além de ampliar o alcance do público, a qual estabelece uma relação de caráter mais aproximado, gera engajamento e memória sensitiva em todos os transeuntes, independente de faixa etária ou de classe social.
Neste curso, desenvolvido pelo Laboratório de Economia Criativa da ESPM Rio, discutiremos todas as etapas do processo de desenvolvimento de um projeto expositivo desde a ideia, o briefing de criação, a pesquisa, o orçamento, a estratégia de captação, as relações e procedimentos entre as empresas de mercado e instituições, a mídia e os processos de execução. Serão trabalhados pontos importantes como: montar o projeto, a estratégia expositiva, como escolher o cliente para captação, gestão de projetos na intersecção dos diversos interesses, dos expositores, clientes e público alvo. Demonstraremos como encomendar um projeto, da ideia a execução, o diálogo com o museu, assim como as estratégias do trabalho das marcas na instituição cultural, como mensurar a eficácia destas ações na área cultural das empresas, dentre outros assuntos pertinentes à área e, sobretudo com cases conhecidos.
Diferentes profissionais atuantes na área ministraram as aulas do curso, composto por um múltiplo de saberes e práticas. O programa foi elaborado num formato heterogêneo, o qual traz diversas habilidades com intuito de aprimorar, qualificar e esclarecer os processos, além de melhor traçar as possibilidades das parcerias de modo que a exposição interativa seja entendida como uma ferramenta potencializadora de oportunidades de cunho relacional, social e, acima de tudo, afetivo.
A quem se destina
Profissionais das áreas de arte, designer, cultura, ciências, entretenimento e branding, operantes em empresas, museus, agências e instituições culturais que buscam entender a função, as vantagens, modelos e, na parte de desenvolvimento, como funcionam os processos, as etapas que se estruturam a partir da ideia, passando pela criação até a execução de uma exposição interativa.
Programa
Módulo: Museus, Exposições e Marcas
Manan Terra – STerra Soluções Estratégicas
- Museus, exposições e o público
- Museus, formas expositivas, de comunicação e suas narrativas
- Estratégias de marcas que transformam o PDV em espaço de exposição
- Como o produto expositivo serve para exprimir valores e auxilia no posicionamento da empresa
Módulo: Reprograme: branding, tecnologia e cultura numa nova era de museus
Luís Marcelo Mendes – Consultor de Comunicação e Branding
- As transformações na cultura: entendendo o papel dos museus 20 anos depois do “efeito Guggenheim”.
- Museus e branding: discutindo as tensões uma relação complicada e o valor da diferenciação radical.
- Open GLAM, fim da neutralidade, inclusão: tendências e discussões contemporâneas do segmento.
Módulo: Briefing e Orçamento – Proponente
Deca Farroco – Fundação Roberto Marinho
- Desenvolvimento de projetos de exposição: como fazer a demanda
- Orçamento e tangibilidade do projeto
Módulo: Exposições interativas, o que são?
Marcia Brandão – MBA Cultural
- A exposição e o público – Eixos temáticos e conteúdo: conceito narrativa e orientação pedagógica
- O projeto expográfico: os processos de desenvolvimento do design expositivo
- Design de produto: da concepção a instalação
Módulo: Projetos expositivos de marca – Área criativa
Marcelo Pontes – Cactus
- As experiências das instalações interativas e imersivas para exposições de marca
- Aprofundamento em alguns cases de soluções, da concepção, passando pelo projeto técnico, até a realização
- Novas tecnologias e projetos para marca – Case Samsung nas Olimpíadas e outros
Módulo: Arquitetura e Design do espaço expositivo
Isabel Perrota – ESPM
- O espaço visto de fora: dos palácios expositivos à arquitetura de grife.
- O espaço visto por dentro
- Cronologicamente:
- Desordem
- Racionalização universal / impessoal
- Personificação
- Interatividade
Módulo: Orçamento, Gestão e Execução – Área criativa
Marcia Brandão – MBA Cultural
- Execução e instalação
- Desenvolvimento de orçamento e gestão para empresa criativa de design expositivo
- Escopo x recurso x cronograma
Módulo: Museu corporativo como experiência de marca
Luís Felipe Younes Amaral – Light
- Desafios para gestar museus na iniciativa privada, alinhar a marca à cultura por meio de museus privados
- O museu corporativo como experiência sensorial com a marca, trabalhar o museu como canal de comunicação corporativa
- Criação e gestão de acervos empresariais num contexto de museus modernos – como acervo de uma empresa pode evoluir para uma experiência sensorial com a marca
Módulo: Gestão e Captação – Proponente
Deca Farroco – Fundação Roberto Marinho
- Gestão de projetos na área criativa – Deca (caso da Fundação e Tate)
- Captação: Como montar o projeto e escolher o cliente e apresentar