Com a crescente dificuldade em se encontrar espaço nos pontos-de-venda, uma das formas mais simples e baratas de impactar o consumidor é utilizar a própria embalagem como forma de comunicação. Nesse sentido, podemos tirar aprendizado de diversas categorias de produtos. Por exemplo, as bebidas gasosas e as águas. Basta falarmos das embalagens Pack, que, antigamente, eram utilizadas apenas por serem práticas, para o consumidor levar os produtos em grupos para sua casa. Agora, assumindo uma nova função, começam a dar um show de cores e comunicação no ponto-de-venda. Vemos a Coca-Cola embalar coloridamente seus refrigerantes e as águas disputarem espaço comunicando adequadamente os diferenciais de suas marcas.
Observem o formato “Frigo Pack” da Coca-Cola, direto para a geladeira
Cada segmento enfoca em um uso específico, porém a praticidade e atratividade são características comuns a todos eles. Por exemplo, se falamos de queijos e frios, as embalagens são desenvolvidas para que cada vez menos o consumidor precise manusear os produtos e colocá-los em um tupperware. Neste caso, são produzidas embalagens para refil em potes encaixáveis, tampas e etiquetas de fechamento autocolantes. Esse tipo de embalagem já é utilizada na Europa há alguns anos, mas o custo deve ser proibitivo pois até hoje não chegaram ao mercado nacional.
Indo de encontro ao movimento Bio, muitas embalagens começam a trabalhar novos designs e formatos para fazer parte do cotidiano ecologicamente correto dos consumidores, de modo a serem reaproveitadas em 100% para reciclagem.
Até mesmo as embalagens que são descartadas após o uso procuram se adaptar, colaborando para reduzir o impacto ambiental do descarte. Nesse sentido, encontramos boas surpresas na Suíça, pois mesmo que o segmento alimentício não esteja tão direcionado aos produtos Bio, como vemos em Paris e na Alemanha, o direcionamento dos produtos para reciclagem está bem mais avançado.
Por exemplo, iogurtes vêm em embalagens de plástico, mas com o rótulo em papel facilmente retirável, como vemos nas fotos. Desta forma podem ser separados na hora da reciclagem.
Embalagem prática, facilitando a coleta seletiva
Voltando à questão do espaço no PDV, pode-se destacar o uso de demarcadores e delimitadores dentro da própria gôndola como uma maneira de ganhar espaço. Dessa forma simples, um produto mantém seu local de exposição, comunica melhor sua marca e evidencia a necessidade de reposição de seus produtos no PDV. É uma ótima maneira de trabalhar a exposição de produtos dentro de seu local de compra. Nesse sentido, a categoria de salgadinhos trabalha muito bem, assim como as marcas próprias, que aproveitam para se destacar das marcas tradicionais e elevar as vendas.