ESPM/RJ – Início: 25/10/14
Objetivos
Demonstrar como estruturar, planejar e desenvolver modelos de execução na área de Trade Marketing, envolvendo desde o Go to Market até a definição do processo de atuação, o desenho dos KPIs e a mensuração para a eficácia da ativação do shopper no ponto de venda.
Desdobrar as habilidades e competências para incrementar as relações com os canais de vendas, distribuição e os consumidores finais (Shopper).
Capacitar os alunos para o exercício prático na modelagem da execução no PDV através das equipes de sell in e sell out, desenvolvendo as capacidades gerenciais, analíticas e processuais necessárias para garantir um modelo exequível e eficaz.
Público Alvo
Profissionais com nível superior (completo ou cursando) que atuem no varejo, indústrias e serviços nas áreas de Gestão, Trade Marketing, Vendas, Marketing, Merchandising, Promoção, Operação de Varejo, Inteligência e Desenvolvimento de Mercado, Compras, Design Estratégico e Criação, empreendedores, profissionais liberais e ex-alunos dos cursos de Marketing, Administração e Publicidade & Propaganda, que estejam interessados em desenvolver competências correlatas à área.
Programa
- A missão estratégica do Trade Marketing para as empresas e marcas.
- As Estratégias de go-to-market
- Planejando a “ida ao mercado”
- Definição dos canais de venda, critérios de escolha
- Canais direto e indireto e novos canais
- Segmentação de canais e clusterização de PDV
- Desenvolvendo canais de venda
- Visão do processo de execução
- Portifólio de produtos por canal
- Modelo de ativação no PDV
- Modelo de execução por canais e segmentos
- Definição de KPI para equipes sell in e sell out com direcionamento Trade
- Planejamento, definição de funções e processos de execução, controle e premiação
- Ferramentas de mensuração e eficácia das ações sell out e sell in para garantir o sucesso da execução
Requisitos
Ensino médio completo, graduado ou em formação superior.
Professor
Simone Terra
Simone Terra possui 18 anos de experiência nas áreas de trade marketing, gestão comercial, marketing e inteligência de varejo, merchandising, comportamento de compra, estudos de shopper e etnografia.
Foi uma das precursoras em consultorias de Trade Marketing após ter introduzido os estudos de shopper no mercado brasileiro. Foi executiva do Instituto George Chetochine – França, onde fez sua especialização em Varejo e Comportamento de Compra.
É formada em Ciências Sociais pela UFF, Pós-Graduada em Pesquisa de Mercado e Marketing Estratégico na França (ADETEM) e Mestranda em Sistemas de Gestão (MSG/UFF), Professora da Pós-Graduação da ESPM/RJ, Diretora de Estratégia da Dia Comunicação, Sócia Diretora da STerra Soluções de Mercado e Conselheira dos Comitês de Trade Marketing da ABA Rio e SP.
Empresas atendidas em seu percurso profissional: 3M, Basf, laboratórios Boehringer Ingelheim, Bompreço, Bosch, Cassino, Casa Show, Castorama, Coca-Cola, Extra, Fnac, Galeries Lafayette, Gerdau, L’Oréal, Pão de Açúcar, Ponto Frio, Procter&Gamble, Riachuelo, Senac, Sony, Tim, Unilever, Unimed, laboratórios Wyeth, entre outros.
Duração e local
Carga horária: 12h/a
Data de início: 25 de outubro de 2014
Data de término: 08 de novembro de 2014
Dias e horários: Dois sábados, de quinze em quinze dias, das 8h às 15h
Local: ESPM Rua do Rosário, 111– Centro – Rio de Janeiro
Inscrições e Informações
E-mail:cursos@espm.br
Telefone: 21-2216-2002