Olá amigos,
As discussões sobre o trade marketing têm sido bastante acaloradas nos Comitês de Promoção, Trade e Varejo da ABA, tanto no Rio quanto em São Paulo. A missão deste curso é questionar qual é o papel estratégico da trade. Acreditamos e percebemos que muitas empresas, provavelmente a maioria delas, ainda considera o trade como uma área operacional. Portanto, não está sendo dada a devida importância ao papel do trade marketing na estratégia empresarial e na gestão de marcas.
A visão estratégica direcionada ao trade fará toda diferença no resultado de uma empresa, pois a compra é cada dia mais decidida no PDV, pelo shopper. O varejo determina se vai ou não comprar e expor os produtos e marcas.
Então é chegada a hora das empresas perceberem qual é a missão estratégica do TradeMarketing, inserindo-o nas decisões de go-to-market, pricing, gestão de canais, clusterização de clientes, desenvolvimento de KPIs de execução, com parceria direta na elaboração da gestão comercial, desenvolvimento de produto, logística e definição de Marketing.
Assim, ele tem que ser estruturado e precisam definidas as competências a serem desenvolvidas para o perfeito funcionamento da área, e também como fazer do trade marketing uma cultura empresarial, voltada para a adequação e inovação das empresas e das marcas em seu relacionamento com o mercado.
Vimos e constatamos nas últimas reuniões do Comitê que nem na própria área de Trade Marketing estão claras as responsabilidades e funções e seus diversos níveis: o job descript, a importância, e o escopo de seu trabalho. Juntos, resolvemos elaborar um guia de reflexões sobre os diversos níveis dessa função.
Venham participar desse debate e não percam o próximo VI Fórum ABA Trade, que ocorrerá em São Paulo no dia 23 de outubro, onde traremos executivos para discutir a questão estratégica do Trade e apresentaremos cases inovadores e tendências do mercado.