Veja porque oferecer uma experiência interessante ou agregar conhecimento e informações à estratégia do micro comerciante pode gerar fidelidade e boas vendas.
Essa semana, quando fiz a minha parada tradicional no pequeno supermercado e botequim que frequento no caminho do meu sitio, tocado pelos corajosos e queridos Marcelo e Alba, descobri uma novidade que me fez relembrar quão simples e encantadoras são as ações de relacionamento das marcas com o pequeno varejo.
Aproveito sempre para bater um papo, descobrir como está o trabalho, quem são os distribuidores e os atacadistas que estão passando, o que eles fazem no ponto de venda, ver as novidades, sobretudo porque esse é um casal interessado pelo seu negócio. Então, para mim, é sempre um local de avaliação do que esta acontecendo em um varejo afastado, de estrada de chão, que fica a dois quilômetros do asfalto, e perceber como as marcas estão conseguindo abordá-los e atuar no pequeno varejo.
A novidade dessa vez era que o Marcelo estava super entusiasmado com a visita que ele havia feito à fábrica da Itaipava. Ele adorou! Contou-me tudo o que fez, como foi, e me explicou que a visita estava atrelada à exclusividade da marca com uma compra mínima de “x” mensal. Para a minha surpresa, isso para ele não significava um problema. Ele via com bons olhos ter ido em um ônibus junto com outros comerciantes, ter assistido a palestras, ter vivido a experiência dos bares Itaipava e ter trocado informações com outras pessoas. Quando perguntei se valia a exclusividade, ele disse que com certeza. E me disse que só não trabalharia com as cervejas diferenciadas porque ele não tinha público para fazer isso, mas que ele ficou bastante motivado para fazê-lo. Continuando a conversa, indaguei se ele tinha algum curso de gestão, ou de estratégia de venda, ou de marketing de como captar clientes, ou qualquer coisa que servisse efetivamente para o negócio dele e não só para o conhecimento adquirido sobre o mercado de cerveja. Ele me disse que não, mas que com certeza isso seria algo muito interessante.
Amigos da indústria, é chegada a hora de vocês colocarem o seu caminhão na rua – inclusive isso é uma boa ideia -, e chegarem junto do pequeno varejo levando essa experiência com a categoria, com a marca e, sobretudo, multiplicando conhecimento e gestão no ponto de venda. Quanto mais ajudarem a fortalecer as boas práticas de gestão estratégica, marketing etc, mais as vendas aumentarão, maior será a gratidão que esse varejo terá com vocês e, sobretudo, o desejo de desenvolver boas parcerias. As experiências realizadas pela Coca-Cola, Itaipava, Souza Cruz -British American Tobacco e várias outras marcas são fantásticas e certamente deixaram sementes que já deram frutos. Entretanto esse é um processo contínuo que não para e que precisa cada vez mais se aprimorar.
Aproveitem esse espaço ou direto no meu e-mail se desejam contar experiências bem sucedidas de relacionamento da sua empresa. Vai ser sempre um prazer divulgar o que é bem feito.
Um grande abraço.