Olá pessoal,
Seguem algumas novidades em termos de tecnologia e e-commerce no varejo de moda.
Antes, porém, gostaria muitíssimo de agradecer aos meus alunos de Gestão de Varejo e Merchandising da Pós em Moda da ESPM/RJ, por essa fomentação de conhecimento, troca de vivências e encantamento com o mundo da moda. Graças a eles tenho renovado minha paixão e minha vontade de imersão no segmento. Também é verdade que este segmento tem se profissionalizado, investido um pouco mais em inteligência, e sai da lógica exclusiva “sucesso dos designers e dos criativos”, para também o sucesso de gestão estratégica e experiência de compra. É uma grande alegria saber que estamos colocando no mercado profissionais muito mais qualificados e preparados para gerir os negócios de varejo e pensar a interação do consumidor com o PDV.
Vou falar um pouco sobre 7 tendências de tecnologia que estão redefinindo o varejo (isso é só um aperitivo!):
Interações humanas X tecnológicas – automatiza experiência. Pelo Control Group’s 2013 Retail Technology Survey, mais de 50% dos shoppers dos USA carregam dispositivos tecnológicos enquanto compram.
1.Visão computadorizada e codificação facial: Capture Vision (CV) e sensores (Microsoft’s Kinect). “ver” o consumidor para experiências real time. Samsung Galaxy II
Virtual fitting room na Bloomingdale’s, NY – Você pode experimentar vários tipos de roupa sem precisar vesti-las, e pode até virar de costas para ver como ela fica em você.
2. Interação baseada em toque e gestos: filmes, holografias, LCD´s – efeito Iphone. Aplicações: direcionamento, quiosques auto assistidos, media em vitrines e no caixa.
3. Projeções: efeitos holográficos a partir de telas finas e reflexivas . Cenários, informações.
4. Eletrônicos impressos: Aliados a prateleiras indutoras e wireless, destacam os produtos das prateleiras. Incluem circuitos de LED, e-ink, sensores de luz, calor, pressão.
5. Interatividade wireless (RFID/NFC): etiquetas RFID – de segurança e controle de estoque, análises de performance para direcionadores de demanda, acionando sinalização no PDV para assistência de vendas e mídia.
6. Portal de captura e analíticos passivos: conteúdo customizado para aumentar taxas de conversão de vendas – estratégia central de e-commerce, mas também no PDV – reconhecimento de padrões de comportamento mudando estratégias no espaço da loja, incluindo equipe.
7. Pagamento digital: dispositivos mobile, descentralizando pagamento – elimina gargalo do caixa. Loja Apple.
Prometo, a eles e a vocês, cada vez mais fotos e reflexões sobre o mercado da moda!