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MODELO DE EXECUÇÃO EM TRADE MARKETING

Objetivos

Demonstrar como estruturar, planejar e desenvolver modelos de execução na área de Trade Marketing, envolvendo desde o pensamento da jornada de compra até a definição do processo de atuação, o desenho dos KPIs e a mensuração para a eficácia da ativação do shopper no ponto de venda.

Desdobrar as habilidades e competências para incrementar as relações com os canais de vendas, distribuição e os consumidores finais (Shopper).

Capacitar os alunos para o exercício prático na modelagem da execução no PDV através das equipes de sell in e sell out, desenvolvendo as capacidades gerenciais, analíticas e processuais necessárias para garantir um modelo exequível e eficaz.

A quem se destina

Profissionais com nível superior (completo ou cursando) que atuem no varejo, indústrias e serviços nas áreas de Gestão, Trade Marketing, Vendas, Marketing, Merchandising, Promoção, Operação de Varejo, Inteligência e Desenvolvimento de Mercado, Compras, Design Estratégico e Criação, empreendedores, profissionais liberais e ex-alunos dos cursos de Marketing, Administração e Publicidade & Propaganda, que estejam interessados em desenvolver competências correlatas à área.

Programa

• A missão estratégica do Trade Marketing para as empresas e marcas
• O modelo do Shopper Marketing e a Jornada de Compra
o Pré shopping, Shopping e Consumo
• Abrangência e interseção das áreas de Trade e Marketing na elaboração estratégica do Shopper Marketing
• Estratégias de go-to-market
o Planejando a “ida ao mercado”
o Definição dos canais de venda, critérios de escolha
o Canais direto e indireto e novos canais
• Segmentação de canais e clusterização de PDV
• Desenvolvendo canais de venda
o Visão do processo de execução
• Portifólio de produtos por canal
• Modelo de ativação no PDV
• Modelo de execução por canais e segmentos
• Definição de KPI para equipes sell in e sell out com direcionametno Trade
• Planejamento, definição de funções e processos de execução, controle e premiação
• Ferramentas de mensuração e eficácia das ações sell out e sell in para garantir o sucesso da execução.

Requisitos

Ensino médio completo, graduado ou em formação superior.

Professor

Simone Terra

Simone Terra possui 18 anos de experiência nas áreas de trade marketing, gestão comercial, marketing e inteligência de varejo, merchandising, comportamento de compra, estudos de shopper e etnografia.

Foi uma das precursoras em consultorias de Trade Marketing após ter introduzido os estudos de shopper no mercado brasileiro. Foi executiva do Instituto George Chetochine – França, onde fez sua especialização em Varejo e Comportamento de Compra.

É formada em Ciências Sociais pela UFF, Pós-Graduada em Pesquisa de Mercado e Marketing Estratégico na França (ADETEM) e Mestranda em Sistemas de Gestão (MSG/UFF), Professora da Pós-Graduação da ESPM/RJ, Sócia Diretora da Sterra Soluções de Mercado e Conselheira dos Comitês de Trade Marketing da ABA Rio e SP.

Empresas atendidas em seu percurso profissional: 3M, Basf, laboratórios Boehringer Ingelheim, Bompreço, Bosch, Cassino, Casa Show, Castorama, Coca-Cola, Extra, Fnac, Galeries Lafayette, Gerdau, L’Oréal, Pão de Açúcar, Ponto Frio, Procter&Gamble, Riachuelo, Senac, Sony, Tim, Unilever, Unimed, laboratórios Wyeth, entre outros.

Duração e local

Carga horária: 12h/a
Data de início: 10 de maio de 2014
Data de término: 24 de maio de 2014
Horários: Dois sábados de quinze em quinze dias, das 8h às 15h
Local: ESPM Rua do Rosário, 111– Centro – Rio de Janeiro
Informações
E-mail: cursos@espm.br
Central de Informações: 21-2216-2002

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