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MERCHANDISING ESTRATÉGICO E VISUAL

objetivos

Desenvolver a capacidade de planejamento, execução, análise e avaliação das ações de Merchandising, entendendo sua importância dentro da Estratégia das Marcas.
Propondo uma imersão que discutirá o desenvolvimento e conceito merchandising, passando pelo pilares do visual merchandising, englobando as análises e mensuração estratégica, a concepção dos roteiro lay out e terminará demonstrando toda uma ciência que existe na concepção merchandising de Marcas e Pontos de venda.

Abordaremos as técnicas de percepção visual para ter uma boa exposição, exibitécnica, vitrine, comunicação no PDV, circulação e informação, itens necessários para criar uma imersão do participante no universo do Merchandising.

Serão apresentadas e discutidas algumas tendências mundiais, de moda a material de construção, e ainda cases em que o merchandising, enquanto ferramenta estratégica auxilia as relações entre varejo e indústria com o objetivo de encantar o consumidor.

​a quem se destina
Profissionais de varejo, indústria, agências e pesquisa nas áreas de: Merchandising, Trade Marketing, Marketing, Agências, Gerenciamento por Categorias, Operacional de Loja, Comunicação visual e Planejamento Estratégico.

programa

• Conceito e definições do Merchandising Estratégico
• Funções do Merchandising (PDV, comunicação, gestão por categoria etc)
• Dicas para planejar um bom merchandising
• A influência do comportamento de compra na definição da estratégia
• Definição do universo de compra, Layout, Circulação, Atmosfera do PDV, Comunicação Visual
• Exposição e ambientação de linhas, Pontos focais, Disposição de produtos, Otimização do espaço,
• Exibitécnica – regras de exibição de produtos, Percepção visual: princípios básicos, Vitrina, Cor, Iluminação, Outras Percepções
• Execução de Merchandising, Checklist de planejamento para ação no PDV
• Análises de Merchandising, Mensurando o resultado das ações (KPI´s etc) – Cases
• Análises de Merchandising, Mensurando o resultado das ações (KPI´s etc) – Cases
professor

Simone Terra

Simone Terra possui 18 anos de experiência nas áreas de trade marketing, gestão comercial, marketing e inteligência de varejo, merchandising, comportamento de compra, estudos de shopper e etnografia.

Foi uma das precursoras em consultorias de Trade Marketing após ter introduzido os estudos de shopper no mercado brasileiro. Foi executiva do Instituto George Chetochine – França, onde fez sua especialização em Varejo e Comportamento de Compra.

É formada em Ciências Sociais pela UFF, Pós-Graduada em Pesquisa de Mercado e Marketing Estratégico na França (ADETEM) e Mestranda em Sistemas de Gestão (MSG/UFF), Professora da Pós-Graduação da ESPM/RJ, Sócia Diretora da Sterra Soluções de Mercado e Conselheira dos Comitês de Trade Marketing da ABA Rio e SP.

Empresas atendidas em seu percurso profissional:3M, Basf, laboratórios Boehringer Ingelheim, Bompreço, Bosch, Cassino, Casa Show, Castorama, Coca-Cola, Extra, Fnac, Galeries Lafayette, Gerdau, Havaianas, L’Oréal, Nativa, Pão de Açúcar, Ponto Frio, Procter&Gamble, Riachuelo, Senac, Sony, Tim, Unilever, Unimed, Via Mia, laboratórios Wyeth, entre outros.

Manan Terra

Consultora especializada em pesquisas de Comportamento de Compra, consultorias de Trade Marketing e Merchandising. Graduada em Artes Visuais, Mestre e Doutoranda em Artes e Cultura Contemporânea pela UERJ.

Realizou levantamento de patrimônio histórico e cultural para a CRA, Agrar e Bourcheid, trabalhou com gestão de projetos na MBACultural.

Na Sterra Soluções de Mercado prestou consultorias e confeccionou manuais de merchandising para empresas como: Boehringer-Ingelheim, L’Oréal, Technos, Lojas Dadalto, D&D, entre outros.

duração e local

Carga horária: 12h/a
Data de início: 08/05/2014
Data de término: 29/05/2014
Dias e horários: quintas-feiras, de 19h às 22h

informações

cursos@espm.br Central de Informações: 21-2216-2002

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