Últimas Notícias
Home / BLOG / Merchandising – Encantando o consumidor do alimentar ao material de Construção!

Merchandising – Encantando o consumidor do alimentar ao material de Construção!

Não é preciso rodar muito pela velha Europa para compreender como os pontos-de-venda franceses são impactantes em ambientação e, frente aos espanhóis, suíços, alemães, ingleses e italianos. A concorrência e a guerra das grandes redes é certamente um dos fatores que permitiu a evolução em pontos-de-venda de supermercados, hipermercados e mercadinhos franceses.

A estrutura do varejo alimentar brasileiro é totalmente relacionada à estrutura do varejo alimentar francês. A inteligência do merchandising se faz nos mínimos detalhes, na layoutização, no trabalho por universo de produtos, gestão por categorias, em pequenos detalhes que percebemos em todos os segmentos de compra.

Merchandising - Encantando o consumidor do alimentar ao material de Construção!

Mas os espetáculos nos pontos-de-venda não acontecem somente nos supermercados, eles encantam a vida dos consumidores em diversos canais de venda. Podemos ver o show de merchandising nas lojas de PetShop, como por exemplo nas fotos da “Animalis” que se encontra em Bercy.

Merchandising - Encantando o consumidor do alimentar ao material de Construção!

Nos pontos-de-venda de material de construção como, por exemplo, no Mr. Bricolage, que não é um dos mais estruturados em termos de merchandising e novidades na frança, a lógica é pautada em informar e ensinar o consumidor a fazer ele mesmo os pequenos trabalhos em sua casa. Castorama é uma das redes mais direcionadas a informar e encantar o consumidor.

Merchandising - Encantando o consumidor do alimentar ao material de Construção!

Entretanto, é bem verdade que este é um segmento em que encontramos novidades interessantes também na Suíça e na Alemanha. Na primeira podemos conhecer a rede Coop que mistura supermercado, eletrodoméstico, jardinagem e material de construção e na Alemanha, a Hellweg, faz um trabalho fantástico com a seção de jardinagem e petshop!

Merchandising - Encantando o consumidor do alimentar ao material de Construção!

Copp – Suiça                                                            Hellweg – Alemanha 

Outro segmento fantástico é o das lojas de perfumaria, beleza e maquiagem, como por exemplo, a Shephora, que não para de mudar seu conceito e traz cada vez mais o serviço para facilitar a vida das tradicionais consumidoras e dos novatos consumidores. Mas, sobre a Shephora, vamos fazer uma matéria especial mostrando sua evolução desde os primórdios! Se eu esquecer, fato que pode acontecer com a idade, rsrsrsrs, podem me cobrar.

Bom final de semana para todos!

Postado por Mundo do Marketing – 09/10/2009

Cadastre-se para fazer um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

x

Check Also

Mudança de paradigma nas lojas de material de construção: da era das compras para a era das vendas

Atualmente, em qualquer segmento, para se diferenciar, é necessário propor ...

Entrevista no Clube do Trade – 19/01/2017

No dia 19/01 Simone Terra fará uma entrevista no Clube ...

A experiência do percurso da compra do shopper

As estratégias de Shopper Marketing tornaram-se primordiais para as empresas, ...