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O varejo fórmula não tem concorrência!

Olá pessoal,

No ano passado visitei a cidade do Porto, e me deparei com uma loja muito charmosa chamada Casa Oriental. Antes de falar sobre a nova Casa Oriental, vou mostrar para vocês como era a loja antigamente. Foi fundada em 1910 junto, comercializando no início produtos das colônias portuguesas, orientais e africanas, como café, chocolate e chás.

Ao entrar na loja, me deparei com uma exposição totalmente diferenciada de sardinhas em lata.  Olhando a embalagem, vi que o produto era da COMUR (Fábrica das Conservas da Murtosa), que criou um novo conceito em sardinhas entaladas, aproveitando para criar um diferencial em um produto tipicamente português e barato.

Depois, ao visitar Lisboa, conheci também a loja própria da COMUR, chamada “Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa”. Ela possui 2 lojas em Lisboa e 1 em Algarve, além de licenciarem a Casa Oriental, que visitei no Porto.

Eles resolveram criar uma fórmula, que meu ex-patrão e profundo conhecedor de varejo Georges Chetochine definia como um PDV que não tem concorrência, que cria o seu próprio conceito, fazendo com as sardinhas o que hoje chamamos de storytelling, contando várias histórias. Assim, cada lata de sardinha apresenta um ano, que vai de 1916 até o ano corrente, e junto a este ano, contando sobre os fatos que aconteceram e personalidades que nasceram naquele ano. Assim, as pessoas que entram nessa loja compram a sardinha para levar de presente para pessoas que tenham nascido do ano, ou que tenham a ver com o que é mostrado na lata.

Uma lata de sardinha custa, em média, menos de 2 euros, enquanto essa lata de sardinha que conta uma história não sai por menos de 7 euros. Ou seja, o encantamento vale o valor agregado!

Vejam como é a lata:

E vocês pensam que só esse produto chamaria a atenção das pessoas a entrarem na loja e conhecerem o conceito? Não, era fundamental que fosse criado uma loja tão atrativa que provocasse o desejo de entrar na loja e gerasse interação com aquele espaço para apresentar o conceito. Assim, criaram uma loja totalmente ambientada com vitrines atrativas e peças que movimentam.

A loja de Lisboa é maior e encantadora, com carrossel, mecanismos eletrônicos, uma iluminação fantástica, tudo que faz você entrar no mundo fantástico das sardinhas.

A vantagem de ser uma fórmula e criar storylelling para contar seu conceito é você sair completamente das disputas concorrenciais.

A COMUR também lançou outra embalagem criativa e interessante com um produto de maior valor agregado, as enguias em lata. As latas não têm nenhuma diferenciação, apenas o ano de seu lançamento.

Perguntando ao gerente o porquê dessa diferença entre as lojas de sardinhas e enguias, a resposta foi simples: “Temos muito pouca concorrência em enguias enlatadas, não precisamos de embalagens temáticas para termos um diferencial, ao contrário das sardinhas enlatadas. ”

Se você quer criar um varejo, sobretudo um conceito, você precisa entregar diferenciais: serviço, atendimento, ambiente diferenciado e um produto que não tenha concorrência. Vale a pena ler o livro Marketing Estratégico da Distribuição do Chetochine para entender mais sobre o que é uma fórmula. Nesse livro, você também aprenderá bastante sobre merchandising, tráfego e fluxo na loja e outros conceitos fundamentais para montar um bom negócio.

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