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Objetos de desejo – a vez do design!

Na nova tendência global da individualização – em contradição ao movimento de globalização – indivíduos do mundo inteiro refletem esse processo através da busca de objetos exclusivos. Assim, nos últimos anos pipocaram objetos de design em diferentes segmentos de varejo e em redes de design como, por exemplo, a francesa Pylones ou a alemã Ampellmannchen.

Objetos de desejo – a vez do design!Pylones  e Ampellmannchen – Objetos de design para toda a família

Até a garrafa de água ganha status de objeto de desejo!

Seja em ambiente de varejo, seja em lojas especializadas, ou simplesmente nos produtos de consumo da vida cotidiana. Por todo o mercado podemos ver o show das embalagens agregando valor aos produtos. Como exemplo, podemos citar a categoria de águas e a marca Evian, que vem realizando desde o começo de 2000 garrafas comemorativas para final de ano e lançou em um dos verões europeus uma garrafa em parceria com a do Mc Donald’s, com design exclusivo (tinha na tampa uma cordinha que fazia com que ela pudesse ser carregada como uma bolsa nas caminhadas e passeios). O sucesso dessa garrafa foi tão grande que este modelo passou a ser vendido em supermercados e começou a ser usado como base de refil.

Para agregar ainda mais valor à marca através de um posicionamento mais elitizado, a Evian dispõe ainda da coleção “Evian Haute Couture” (Alta Costura), em que a cada fim de ano um estilista famoso desenvolve e assina um modelo comemorativo da garrafa. Após Christian Lacroix em 2007, Jean-Paul Gaultier em 2008, agora é a vez de Paul Smith lançar o seu modelo para as festas de fim de ano de 2009. A coleção dispõe de cinco garrafas, cujas tampas vêm em cinco versões diferentes. O modelo já está à venda na Europa pelo preço de 1,98 euro.

Objetos de desejo – a vez do design!
Garrafa comemorativa 2009 Evian Paul Smith

Ainda neste segmento, podemos citar também a garrafa do Atelier Renault (o Atelier Renaultmerece um post à parte!), que é a loja conceito da Renault na Champs-Elysée. É em seu bistrô, suspenso no segundo andar do prédio, que os parisienses param para comer uma coisinha e tomar um vinho, ou melhor, uma água, pois esse sim é um hábito unânime na tradição francesa, o de tomar água junto às refeições. Assim, se aproveitando deste hábito, a Renault desenvolveu um novo conceito. No Atelier, quando você abre o cardápio para pedir uma água, é possível encontrar como opção a água do “Atelier Renault”, com a seguinte explicação: se desejar levar a garrafa basta pedir uma bolsa própria para carregá-la. Logicamente que os mais curiosos, pedem esta água para entender porque a Renault oferece uma bolsa para quem desejar levá-la. A água Renault vem numa garrafa exclusiva (por sinal, num belíssimo design), e lhe oferece uma bolsa de papel fina para que possa carregá-la sem o menor constrangimento pela rua. Assim, cria-se um encantamento ao redor do produto. É incrível imaginar que a Renault, estando ou não em sua garagem, estará dentro da sua casa, em sua geladeira, nas suas refeições e, sobretudo, fazendo parte de sua vida.

Viva o poder do design e esses marqueteiros maravilhosos!!!

Postado por Mundo do Marketing – 19/10/2009

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