Últimas Notícias
Home / BLOG / O Mercado do Bio – O futuro nos espera

O Mercado do Bio – O futuro nos espera

Definitivamente esse é século do “Bio”. Na parte da Europa onde o movimento tem força total (Alemanha, França, Suíça..), o consumo está totalmente voltado para os produtos que são ecologicamente corretos. Na França, as palavras do momento em termos de mercado são bio (ou com sotaque francês biô), sustentável e natural. Nos últimos 10 anos essa tendência veio ganhando cada vez mais espaço na vida dos franceses.

Mas foi do ano passado para este ano que aconteceu o verdadeiro boom do mercado bio em todos os segmentos e canais de venda. As redes de varejo comunicam fortemente seu comprometimento com a qualidade de vida, com a cidadania e o desenvolvimento mundial. O Velho Continente foi o primeiro a compreender que não existe desenvolvimento ou vida possível na terra sem uma mudança radical nos hábitos de consumo e no papel de cada um pela sustentabilidade do planeta.

Assim, torna-se evidente a necessidade do homem em resgatar tudo o que é natural, feito de forma artesanal, buscando produtos exclusivos e ampliando o seu nível de consciência e preocupação com o papel que ele representa na Terra.

Biocop é uma das novas redes de supermercado francês, criada por cooperativas de produtores comprometidos com os produtos Bio de qualidade artesanal e responsabilidade ambiental. Entre as várias redes que apareceram operando somente produtos Bio neste último ano, é a Bandeira com maior legitimidade em seu conceito, trabalhando com embalagens de papel e produtos vendidos a granel.

Em todos os segmentos, marcas e produtos se dirigem para esta necessidade do consumidor, evidenciando a mudança da tendência para transformação de hábito de consumo. Constatamos sua aplicação em diversos segmentos: alimentar, moda, material de construção, eletro eletrônicos, cosmético, etc. Podemos destacar também o engagement, o compromisso de grandes marcas como Nestlé, Danone, Unilever, que também se direcionam a esse público através de novos produtos e de ações socialmente/ecologicamente responsáveis.

O Mercado do Bio – O futuro nos espera

A L’Occitane trabalha o ambiente de suas lojas de forma o mais natural possível, utilizando materiais como: madeira, ferro, vidro, cestos e objetos de palha e, sobretudo, com muita comunicação informativa sobre a qualidade, a integridade e a procedência do produtos. Quando ela materializa as plantas que são a essência de seus produtos, ela aproxima o consumidor os da natureza e de seus benefícios.

Até breve, onde estarei contando mais novidades sobre o mercado Bio Europeu!

Postado por Mundo do Marketing – 05/10/2009

Cadastre-se para fazer um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

x

Check Also

Mudança de paradigma nas lojas de material de construção: da era das compras para a era das vendas

Atualmente, em qualquer segmento, para se diferenciar, é necessário propor ...

Entrevista no Clube do Trade – 19/01/2017

No dia 19/01 Simone Terra fará uma entrevista no Clube ...

A experiência do percurso da compra do shopper

As estratégias de Shopper Marketing tornaram-se primordiais para as empresas, ...