Últimas Notícias
Home / BLOG / O Mundo dos brinquedos

O Mundo dos brinquedos

As redes de lojas de brinquedo estão dando um show de ambientação, merchandising, informação e categorização para vender bem e melhor.

O desenvolvimento do consumo não faz parte somente do mundo dos adultos, que têm o poder de compra. Ele cada vez mais envolve crianças e as prepara para lidar com a lógica da compra. Os pontos de vendas para o público infantil estão cada vez mais criativos e preparados para atender o seu target, de forma sedutora e inteligente.

As redes de lojas de brinquedo estão dando um show de ambientação, merchandising, informação e categorização para vender bem e melhor. Entretanto, as marcas de brinquedo ainda têm um vasto campo para encantar, desenvolvendo práticas ainda mais eficazes na execução do ponto de venda.

Acredito que nesse caso, o grande aprendizado é observar as redes de brinquedo estrangeiras, por exemplo: FNAC – Éveil et Jeux, Toys’R’US e La Grande Récré, entre outras que tem dado o seu show, e as nacionais Ri Happy e PBKids, são ótimos modelos para identificarmos oportunidades de exposição para trabalhar em outros formatos de PDV, como supermercados, lojas de departamento, etc.

Os jogos e brinquedos, assim como outras categorias, precisam identificar as oportunidades de venda em diferentes segmentos de varejo. Dia desses estava num Café em São Paulo, cujo espaço conta com um ambiente lounge que expõe para venda desde artigos de decoração, até jogos e brinquedos para adultos, crianças e animais (você vai conseguir se enquadrar num desses perfis rsrsrsr). Não é ótimo você sair sexta à noite para a “balada” e, para não se sentir culpado e fazer um agrado, levar um brinquedinho para seu filho, animal ou namorado?…ops!

É pensando na criatividade desse tipo de ponto de contato que as marcas têm de estar cada vez mais direcionadas para surpreender e interagir com o consumidor.

Os jogos, hoje em dia, também são um “Rito de Consumo” e atingem fortemente os adultos, sejam jogos tecnológicos ou “papo-cabeça”, como por exemplo há muitos anos trabalha a Nature et Découvertes. Essa loja francesa que diverte grandes crianças, interage com o universo infantil com muita inteligência, provocando curiosidade e direcionando-se para desenvolver o conhecimento que pais tanto prezam.

Nessa loja, já faz algum tempo, comprei um presente para um sobrinho. Era uma cidade de formigas em formato de jogo, cheio de tubos, entradas e saídas ambientadas com diferentes formas geométricas onde se colocava areia e as formigas, reproduzindo seu habitat social. É um jogo fantástico e me fez lembrar as minhas cidades de formigas em potes de maionese. Esse ano comprei para uma sobrinha uma mochilinha cheia de curiosidades botânicas, lupa, microscópio, pinça, despertando a curiosidade e promovendo a interação com o mundo da biologia.

Muitas são as oportunidades de crescimento do setor. E podem ter certeza, é uma delícia virar criança. Permitam-se brincar e jogar, isso pode ser tão legal quanto brincar de médico rsrsrsr.

Cadastre-se para fazer um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

x

Check Also

Mudança de paradigma nas lojas de material de construção: da era das compras para a era das vendas

Atualmente, em qualquer segmento, para se diferenciar, é necessário propor ...

Entrevista no Clube do Trade – 19/01/2017

No dia 19/01 Simone Terra fará uma entrevista no Clube ...

A experiência do percurso da compra do shopper

As estratégias de Shopper Marketing tornaram-se primordiais para as empresas, ...