Nosso curso Trade Marketing Avançado – Gestão Estratégica de Sell Out será realizado na FACHA/RJ, em seis sábados (das 08h às 16h), com início dia 04 de abril, e contará com grandes nomes do mercado para que você possa aprender na prática o que interessa!
Simone Terra – CEO STerra Soluções Estratégicas
Fernanda Moscarelli – Gerente de Trade Marketing Bayer
Cecília Mattoso – Gerente de Trade Marketing Whirlpool
Bruno Cobalea – Retail Perfomance Manager Louis Vuitton
Abaixo. o programa de cada aula, datas e professores:
Módulo 1 – Gestão voltada ao Sell out – Simone Terra – 04/04
- A evolução do mercado e o direcionamento das empresas para o sell out
- O papel e a necessária integração das áreas de Marketing, Trade Marketing, Comercial e RH no direcionamento ao sell out
- A definição do go-to-market (canais diretos e indiretos) em função de um direcionamento para execução
- Conhecimentos básicos e conceitos para uma
gestão de sell out
- GC, Shopper Marketing e Selling Story
- Processo de compra: missão, ocasião, reposição e abastecimento
- Natureza da compra: planejada vs não planejada, decidida vs não decidida
- Merchandising estratégico e visual merchandising
Módulo 2 – Planejamento e Implementação em Trade – Fernanda Moscarelli (25/04)
- Desafios para implementação da área de trade marketing
- Matriz organizacional e Job description da área
- Direcionamento estratégico e principais processos da área de Trade Marketing
- Planejamento (construção do plano das marcas para execução no PDV)
- Diagnóstico: análises estratégicas e identificação das oportunidades para construção do plano de trade marketing
- Definição dos objetivos e pilares estratégicos
- Escopo e tipos de ações adequadas aos segmentos, categorias, canais e regiões
- Gestão orçamentaria e financeira
Módulo 3 – Macrotendências de varejo, Omnichannel e Omni Shopper – Bruno Cobalea – 09/05
- O varejo no mundo e diferentes mercados
- O Omnichannel & a Jornada O2O
- Alavancamento das vendas: Macrotendências
- Omni Shopper: Percurso e comportamento de compra do shopper
- Desenhando um modelo de comunicação com Shopper (Integrando on e off line)
- Tecnologia em Trade (CRM, KPI’s e ferramentas existentes)
- O mercado de Luxo – Case Louis Vuitton
Módulo 4 – Execução em Trade Marketing – Simone Terra – 16/05
- Segmentação e clusterização de clientes (quais e como atuar)
- Modelo de execução por canais (fotografia do sucesso, estrutura de atendimento,…)
- Definição dos KPIs de sell out
- Gestão Operacional: Ações e aplicações táticas dos pilares de Trade (merchandising, promoções, incentivo na cadeia…)
- Ferramentas de mensuração e eficácia das ações de Sell out
- Implementação e gestão dos modelos de execução
Módulo 5 – Gestão Comercial integrada ao Trade – Cecília Mattoso – 30/05
- Organização da estrutura comercial de forma a garantir necessidade e oportunidades do mercado
- A gestão estratégica e operacional implementada aos Canais
- Missão e funções dos diferentes perfis de vendas no direcionamento a venda voltada a sell out: KAM, Venda Direta, Venda Indireta (RCA, Distribuidor, Atacado, Broker)
- Equipe comercial com foco em sell out: incentivos, rotina e métodos de trabalho voltados para sell out
- Estratégia e planejamento de vendas voltados para o sell out, integrados ao planejamento de demanda.
- Acompanhamento de desempenho sell in e sell out de forma integrada.
Módulo 6 – Gestão de equipes e liderança direcionada ao sell out – Simone Terra – 06/06
- Competências necessárias das equipes de sell in e sell out direcionadas para execução
- Desenvolvimento de um atendimento baseado em soluções e parcerias com o varejo: o que é relevante, como definir prioridades, em quais clientes focar, modelos simples e mais complexos de vendas consultivas
- Treinamento e capacitação personalizados para as equipes
- Modelo de gestão avaliativa de competências técnicas e comportamentais
- Modelos de capacitação e gestão das equipes comerciais do canal indireto
- Integração e motivação das equipes de sell in e sell out
Para garantir sua inscrição, ser informado sobre valores e formas de pagamento:
https://extensao.facha.edu.br/curso/trade-avancado