Últimas Notícias
Home / BLOG / Criatividade no varejo supermercadista

Criatividade no varejo supermercadista

O varejo supermercadista está sempre se inovando, e dentro de uma agilidade fundamental para sua existência. Costumo dizer que todo mundo da indústria deveria fazer estágio nas empresas varejistas para aprimorar o time dos processos que vão da produção ao Marketing.

A simplicidade e o direcionamento para a execução são peças fundamentais dessa engrenagem, e a regra é: sendo idealizado, é preciso tangibilizar e colocar no PDV!

Lembro-me com agradável prazer, quando apresentava algum resultado de pesquisa no Grupo Pão de Açúcar, e os diretores que foram responsáveis pela virada do grupo na época, fechavam imediatamente com suas equipes um deadline para colocar em prática o que identificávamos como oportunidade. Sabíamos todos que os detalhes e a resposta rápida fazem toda a diferença no varejo.

Saudosos, Conceição (ex-Diretora de Marketing do Grupo Pão de Açúcar), Machado (ex-Diretor Comercial Grupo Pão de Açúcar), Tambasco (Diretor Vice Presidente de Negócios do Varejo do Grupo Pão de Açúcar) e George Washington (ex-Diretor Geral da bandeira Extra e Eletro) e todos os outros guerreiros que dão o sangue para o sucesso do varejo brasileiro.

Seguem alguns desses detalhes que fazem a diferença no varejo mundial. É para vocês, e para tantos outros, que infelizmente não posso citar nome a nome, senão escreveria só uma matéria com os nomes de tanta gente batalhadora e criativa que conheci ao longo desses anos nas redes: Sendas, Bompreço, Supermercados Eldorado, Supermercado Zona Sul, entre outros.

varejo,supermercado,trade,indústria

varejo,supermercado,trade,indústria
A Fresh’N’Friends, rede de varejo alemã, utiliza a criatividade para as crianças se interessarem mais em comer frutas.

A Dean & Deluca, rede norte-americana, oferece itens personalizadas com sua marca, que vão desde potes para sal e chás, bolsas (na foto abaixo), até livro de receitas e xícaras de café.

varejo,supermercado,trade,indústria

Além disso, também oferecem “Month Clubs” (clubes mensais), como, por exemplo, o “Artisanal Coffee”, em que você paga uma taxa por 3, 6 ou 12 meses. A Dean & Deluca procura ao redor do mundo as mais recentes novidades de grãos de café e misturas, conversa com fazendeiros, e você recebe em casa uma novidade a cada mês.

A Whole Foods Market, varejo norte-americano de produtos orgânicos e que possui programas de agricultura sustentável com apoio a fazendeiros, mantém um blog onde fala sobre receitas usando estes produtos, além de dicas sobre como levar uma vida mais saudável. O blog é em inglês e vale a pena dar uma olhada!

Aguardo os interessados em ativar o consumidor no varejo, supermercado e outros canais! Estarei mostrando as tendências e melhores práticas no dia 04/08 (sábado), das 9h às 17h na ESPM/RJ.
Continuem inovando e fazendo a diferença em suas lojas!!!

Deixe um comentário

x

Check Also

Perfumarias e cosmética natural crescem no país

Hoje falarei um pouco sobre o setor de higiene pessoal, ...

Soho – A transformação do invisível é a chave do sucesso!

Na terça-feira passada (09/12) dei uma palestra sobre “A transformação ...

Na era do Shopper Marketing, Darty continua se reinventando

A rede francesa de lojas de eletroeletrônicos Darty sempre trabalhou ...