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Estendendo o conceito da marca para o PDV

Continuando na nossa sequência de lojas que encantam o consumidor e criam experiência de compra, falaremos hoje da ótica Acuitis. A Acuitis é uma das lojas que apresentei para visitar no So Ouest em Paris, que comentei na última postagem. Eles possuem 21 lojas espalhadas pela França, Suíça e Luxemburgo.

Acuitis traz um conceito novo, que cria e desenvolve seus óculos em parceria com os fabricantes de tecnologia, junto aos líderes mundiais de fabricação de lentes, levando em consideração a oferta de um conselho design totalmente adaptável a qualquer bolso.

É um conceito que foi desenvolvido por Daniel Abbitan, que ajudou a lançar grandes marcas de óticas francesas (Grand Optical, Générale d’Optique, entre outras), e Frédéric Beausoleil, que é um designer de óculos. Os dois se juntaram para criar um novo conceito que seja “símbolo da bela obra, do bom metiér, do belo gesto, uma maison de elegância, de distinção, criatividade, generosidade e gentileza com preços muito suaves.”

Quando você entrar no site (www.acuitis.com) você vê como as características que envolvem beleza, elegância e diferenciação estão envolvidas. Por exemplo, você vai encontrar categorias de tipos de lentes divididas por função dos óculos. Eles vão dar conselhos do tipo de lente que você precisa usar em frente ao computador, ou o tipo de lente adequada para ver TV.

Você também vai ter a possiblidade de fazer uma consulta online com o Frédéric Beausoleil, tirando a sua foto, que pode ser imediatamente através da webcam, ou de uma foto que queria postar, onde você responde perguntas de um questionário e envia os dois para análise e obtém o conselho do que melhor se adequa ao seu formato de rosto. Que tal?

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Outro serviço que eles dispõem no site é que você pode agendar um horário em qualquer uma das lojas para fazer seus óculos.

Dito isso, a grande pergunta é: como transportar todo esse conceito, desejo, diferenciação e elegância para o PDV? Muitas são as marcas que dizem estar entregando diferenças a um preço acessível, mas muito poucas são as que conseguem passar esse conceito de forma adequada, sem cair no extremo da elegância e da imagem de caro, ou no extremo de popular e, consequentemente, de uma imagem de baixa qualidade.

Segundo eles, a loja deles deve aportar algo ao mundo, onde o fundamento é que o ser humano deve emergir e todos devem se sentir incluídos como, por exemplo, os idosos. Como eles dizem, “o PDV precisa ser como o consumidor quer: bonito (como a Louis Vuitton), com produtos de qualidade (como a Hermès) e com serviços 5 estrelas, com não somente alto nível de profissionalismo, mas também generosidade e gentileza (como o E.Leclerc).”

Quando passava pelo shopping e me deparei com essa loja, fiquei encantada pela beleza do PDV.

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Pensei, em uma fração de segundos, que estava em frente a uma loja de joias, e quando compreendi que se tratava de uma loja de óculos, não tive nem tempo de imaginar que era cara, pois na vitrine, além de estar estampado o conceito e o pensamento desse PDV, fica muito claro sua missão preço. E sua missão preço para diferentes tamanhos de bolsos! Eles consideram indecente o custo que se paga pelo luxo. Sendo assim, preço para eles não é atributo motivador, ele precisa ser acessível.

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A exposição na vitrine é minimalista, com poucos modelos dentro da faixa de preço por display.

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A organização do PDV é clean, o mobiliário de exposição interna segue a lógica de oferecer óculos por faixa de preço, o que é fantástico e funciona para várias categorias. Por exemplo, quando você pensa em vinho, carro e várias outras categorias, pensa no melhor dentro daquela faixa de preço. Isso não quer dizer que marca não é importante, pois é bastante! Isso quer dizer apenas que você sabe o quanto tem disponível para gastar, e é dentro dessa possiblidade que você vai escolher a melhor marca.

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Apesar da elegância desse PDV, ele se aproxima do jovem, demonstrando seu poder de criatividade e ironia, como podemos ver nesse painel de fotos de pessoas famosas com óculos, assim como nessa exposição dos óculos do Woody Allen e do John Lennon, que está na vitrine.

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Seguindo a tendência de informar o consumidor e evidenciar no PDV o conceito da marca, em vários momentos eles conversam com o consumidor, contando a história, o posicionamento, seus diferenciais, oferecendo soluções através de painéis que estão na vitrine ou dentro do PDV.

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O luxo sem preço de luxo, que luxo!

Vamos realizar um Workshop Internacional de Merchandising Estratégico e Visual no dia 25 de abril de 2013 na ABA/SP, que contará com palestras de profissionais atuantes nos mercados brasileiro, francês e suíço, incluindo a palestra do Diretor Geral do IFM (Instituto Francês de Merchandising), Frédéric Pérodeau. Mais informações pelo telefone 11.3283-4588 ou pelo e-mail eventos@aba.com.br. Objetivo e conteúdo do workshop em http://trk.virtualtarget.com.br/index.dma/DmaPreview?867,1455,67740,1b3370f5f2eab72b44ef5bee3b1902ac,1.

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